Lista de comparação

O que é o Garantia de Aluguel?

É um Título de Capitalização de pagamento único que garante ao inquilino, a locação do imóvel desejado sem qualquer burocracia. Dispensa comprovação de renda e fiador, além de proporcionar segurança para o locatário e para a imobiliária/proprietário. Além disso, o cliente concorre todo mês a um sorteio pela Loteria Federal, no valor nominal do Título, corrigido pela TR.

Como funciona?

Após a escolha do imóvel a ser alugado, o inquilino negocia com a imobiliária/proprietário o valor da garantia e adquire um Título de Capitalização no mesmo valor, garantindo a locação negociada, através de documento de vinculação de caução. O valor do Título é feito através do pagamento da ficha de compensação no banco de sua preferência. O inquilino concorre a 12 (doze) chances de sorteio, sendo 01 (uma) por mês, pela Loteria Federal.

Qual o prazo máximo para entrega do Título?

O Garantia de Aluguel tem vigência a contar da data de sua quitação, embora os documentos relativos a operação sejam remetidos, posteriormente, em até 20 dias para o inquilino ou imobiliária/proprietário.

Quando e como ocorrem os sorteios?

O inquilino concorre, mensalmente, a um sorteio pela Loteria Federal em extração realizada no último sábado de cada mês, ao longo de 12 meses.

Quanto tempo é preciso esperar para receber o valor total do resgate?

Em no máximo 30 dias, a contar da data da entrada da documentação completa; após o término do contrato de locação ou de liberação da caução com autorização da imobiliária/proprietário, o inquilino recebe o valor total do Título devidamente corrigido ou de acordo com a Tabela de Resgate (vide Condições Gerais) se resgatado antecipadamente.

É possível saber qual será o valor do resgate durante a vigência do Título?

Sim, a qualquer momento. Basta ligar para o Serviço de Relacionamento com o Cliente da Seguradora.

No Título de Capitalização Garantia de Aluguel o resgate final é equivalente ao total investido?

Sim e um pouco mais. Ao final do plano o inquilino recebe, em dinheiro, 103% do seu pagamento único, corrigido pela TR.

O inquilino pode desistir ao longo do Título de Capitalização?

Sim, mas, só é possível resgatar o Título antecipadamente com a autorização da imobiliária/proprietário e de acordo com a Tabela de Resgate (vide Condições Gerais), após completar no mínimo um mês de vigência.

O inquilino pode resgatar o seu Título em qualquer tempo?

O inquilino somente poderá resgatar o seu Título após liberação da caução assinada pela imobiliária/proprietário.

FIANÇA LOCATÍCIA

 

O que é Fiador?

É a pessoa que garante o contrato de aluguel. Ou seja, se quem aluga não pagar os aluguéis ou não cumprir as obrigações, o dono do imóvel pode cobrar do fiador.

Dúvidas frequentes:

 

Até quando o fiador fica responsável pelas obrigações do locatário?

Aquele que se dispuser a ser fiador de um aluguel deve ter ciência de que será co-responsável pelo seu pagamento durante o período que durar o contrato. Em caso de prorrogação do contrato, o fiador deverá estar de acordo em manter esse compromisso, mesmo que por prazo indeterminado.

SEGURO FIANÇA DE IMÓVEIS

 

1 – COBERTURA

O Seguro Fiança é um seguro que garante ao proprietário, o recebimento dos aluguéis e de outras despesas mensais quando o inquilino deixa de pagar o aluguel. É mais vantajoso que a garantia de fiador, pois o pagamento não é feito por uma pessoa física, mas por uma Companhia de Seguros.

Despesas normalmente contratadas no Seguro Fiança

  • Aluguel mensal (cobertura básica);
  • IPTU, despesas do condomínio, água, etc. previstas no Contrato de Locação;
  • Danos causados pelo inquilino ao imóvel;
  • Multas contratuais previstas no Contrato de Locação;

Limite máximo de indenização

A seguradora paga o aluguel por um tempo determinado que corresponde a:

  • Para a cobertura básica: 30 aluguéis;
  • Para a cobertura de Danos ao Imóvel: 6 aluguéis;
  • Para a cobertura de Multas Contratuais: 3 aluguéis.

IMPORTANTE

Vale lembrar que os tipos de cobertura variam de seguradora para seguradora. As coberturas aqui citadas são genéricas e pode acontecer de determinada cobertura não ter aceitação em determinada seguradora.

2 – TIPOS DE LOCATÁRIO (INQUILINO)

 

PESSOA FÍSICA

Deve comprovar renda de pelo menos 3 vezes o valor aluguel.

Apresentar:

  • Cópia do RG
  • Cópia do CPF
  • Comprovante de residência
  • Última declaração de rendimentos

 

PESSOA JURÍDICA

Deve existir há pelo menos 2 anos.

Apresentar:

  • Contrato Social, inicial e todas as alterações;
  • Cópia do Balanço Patrimonial dos últimos 2 anos;
  • Relação do Faturamento Mensal dos últimos 12 meses;
  • Ficha Cadastral de todos os sócios, respectivos RG, CPF, comprovantes de residência e declaração de rendimentos.

 

3 – CUSTO DO SEGURO

O seguro tem validade anual, isto é, vale por 1 ano e é pago à vista, ou em até 11 vezes sem juros, independentemente do prazo de locação. Terminando a vigência anual, o seguro deve ser renovado.

O seguro deve ser contratado em nome de pelo menos um dos futuros moradores (ou ocupantes) do imóvel pretendido.

O custo anual corresponde a cerca de 113% do valor de um aluguel.

Para se ter um ideia exata do Custo do Seguro, solicite um cálculo. Para essa solicitação, informe se o uso do imóvel será residencial ou comercial, se o locatário será pessoa física ou jurídica e o endereço completo do imóvel e CEP.

4 – PROCEDIMENTOS PARA A CONTRATAÇÃO

 

PRIMEIRA ETAPA:

Na primeira etapa, deve ser enviados para a seguradora, uma Ficha Cadastral acompanhada de um conjunto de documentos que comprovem a suficiência de renda da(s) pessoa(s) para o pagamento dos .

As seguradoras aceitam um comprometimento de até 30% da renda familiar líquida. Caso a renda líquida individual não seja suficiente, outras pessoas poderão ajudar a compor a renda familiar. Essas outras pessoas devem, obrigatoriamente, morar junto com o pretendente.

A seguradora vai efetuar uma busca do crédito da pessoa na praça, consultando fornecedores, referências e bancos, todos relacionados na Ficha Cadastral. Por isso, a importância de preencher detalhadamente a ficha: quanto mais completas as informações, mais rápida é essa etapa. Por exemplo, não se limite a apenas informar o nome do banco, coloque o telefone e o nome do gerente.

Essa fase dura aproximadamente 72 horas. Mas o prazo vai depender das facilidades que a seguradora encontrar para levantar o crédito da pessoa na praça. Ao fim dessa etapa, a seguradora vai informar por escrito se o cadastro foi ou não aprovado.

SEGUNDA ETAPA:

Uma vez aprovado o cadastro, a imobiliária vai confeccionar o Contrato de Locação. No contrato de locação é necessária uma cláusula especial que diz que o contrato está sendo garantido por um Seguro Fiança.

Com o Contrato de Locação, firmas reconhecidas, Laudo de Vistoria do Imóvel é dado entrada da Proposta de Seguros na seguradora.

A apólice de seguros é emitida, normalmente, em até 15 dias.

 

CREDPAGO

Neste sistema, o inquilino paga mensalmente uma pequena taxa diretamente na fatura de seu cartão de crédito.

Primeiro Passo

Deve-se informar:
• Dados Pessoais
• Número do cartão de crédito
• Cópia da última fatura paga do cartão
• Data de vencimento

Segundo Passo

Em até 15 minutos você tem um retorno de seu cadastro. Em caso de aprovação, será enviado um e-mail com os termos do contrato com a CredPago e para dar continuidade ao processo é necessário somente clicar em “Aceito os termos do contrato” e em seguida, inserir o código se segurança do cartão informado.