Lista de comparação

Garantias Locatícias

Na hora de locar um imóvel é preciso atentar a alguns detalhes do contrato. Logo, criamos um tutorial para facilitar a locação de quem busca um lugar para morar e para quem tem um imóvel para alugar. Antes de curtir o seu novo lar o locatário deve deixar algumas garantias para o proprietário do imóvel. Para isso é vital conhecer as modalidades de garantias* com que trabalhamos:

  • Fiador;
  • Título de capitalização;
  • Carta fiança do exército/empresa;
  • Seguro fiança;
  • Credpago.

É a pessoa que, sendo capaz de garantir a locação, responderá pelas dívidas oriundas do contrato de locação, como aluguel, condomínio, IPTU, dentre outras. O fiador não deve possuir nenhuma restrição financeira. Ou seja, a renda e patrimônio do representante deve indicar as suas condições de arcar com as obrigações decorrentes do contrato em caso de inadimplência do locatário.

Documentos Necessários:

  • Locatário: Cópia do RG, CPF e Comprovante de
    Renda (últimos 3 meses).
  • Fiador: Cópia do RG, CPF, Comprovante de
    Renda, Comprovante de Residência, Certidão de
    Casamento (caso possua) e Matrícula do Imóvel
    (atualizada em no max. 30 dias).

É um título de crédito regido, portanto, seus prazos e taxas são previamente determinados, o que o torna mais seguro. Seu valor pode ser determinado pelo locador/imobiliária, mas geralmente é calculado sobre o valor do aluguel mais encargos. O valor deverá ser pago à vista para a seguradora, e ficará caucionado em favor do locador/imobiliária. No fim do contrato, o valor caucionado será devolvido integralmente (e corrigido pela TR). Seu principal benefício é diminuir a burocracia no ato de locação, pois esta é uma garantia oferecida para os clientes, o que demonstra flexibilidade contratual.

Documentos Necessários:

  • Locatário: Cópia do RG, CPF e Ficha Cadastral
    Preenchida.

Modalidade em que a organização ou órgão emissor da carta garantirá todas as responsabilidades junto ao contrato de locação, tomando as medidas necessárias para o cumprimento do valor devedor. Nessa modalidade a empresa ou órgão passa a figurar como fiador de um contrato específico. Para essas situações, a
organização fica responsável de arcar com as obrigações deixadas pelo inquilino em caso de inadimplência do mesmo.

Documentos Necessários:

  • Locatário: Cópia do RG, CPF e Comprovante de
    Renda.

Garantia de aluguel que dispensa a figura do fiador para o contrato. Nessa modalidade o seguro é contratado pela imobiliário em uma seguradora e os custos respassados para o inquilino de modo a combinar.

Para isso, o inquilino deve comprovar que a sua renda fixa é 3x maior que o valor de locação do imóvel, mais os encargos. Em caso de locação de imóvel comercial o valor deverá ser 5x maior que o valor do aluguel mais os encargos, podendo compor a renda de outras pessoas para esse valor.

O seguro fiança é uma modalidade ágil e garante os direitos tanto do locador quanto do locatário. Para isso o locador deverá trazer alguns documentos simples, como RG, CPF e passar por uma avaliação da seguradora.

Documentos Necessários:

  • Locatário: Cópia do RG, CPF, Comprovante de Residência e Comprovante de Renda (últimos 3 meses).

Modalidade em que o futuro inquilino pode locar imóvel residencial, comercial e universitário sem burocracia , sem necessidade de fiador e sem comprovação de renda. Nessa modalidade o inquilino aluga utilizando apenas o cartão de crédito e tem o cadastro analisado em até 15 min.

O Credpago oferece facilidade e agilidade na hora de alugar imóveis. Para isso, o inquilino deve ir até uma imobiliária parceira e apresentar seus dados pessoais e outras informações sobre o cartão.

Documentos Necessários:

  • Locatário: Cópia do RG, CPF, última fatura do cartão de crédito e cópia do cartão.